4 pratos irresistíveis da culinária do Distrito Federal

Posted on

Brasília, a capital do Brasil, foi construída pelas mãos de trabalhadores de todos os cantos do país. Uma das heranças deixadas pela miscigenação do período de construção da cidade pode ser vista na diversidade da gastronomia local.

O Distrito Federal carrega, portanto, uma mistura de tradições e sabores. Diversificados, os cardápios locais conseguem agradar a todos os paladares, dos mais simples aos mais exigentes.

Conheça a seguir 4 pratos muito populares no Distrito Federal e suas características únicas:

1. Churrasco

Este é um prato clássico de norte a sul do Brasil em qualquer época do ano. Os moradores de Brasília e das cidades em seu entorno não fogem à tradição.

Leita também: Conheça os sabores e encantos da culinária capixaba

Costela bovina, linguiça, frango, coração de galinha e a tão desejada picanha são os itens que compõem o cardápio dos churrascos nas mesas do Distrito Federal. O modo de preparo é o mesmo utilizado em todo o Brasil: após temperadas com sal grosso, as carnes são levadas à churrasqueira, onde ficam por mais ou menos tempo, de acordo com o gosto de cada um.

O acompanhamento fica por conta da farofa, que leva cebola, salsinha e azeitonas picadas, além da maionese, outra guarnição sempre presente nos churrascos do Distrito Federal.

2. Arroz com pequi

Provar a tradicional receita do arroz com pequi se tornou uma das experiências turísticas mais buscadas por quem vai ao Distrito Federal. A presença forte do pequi — fruto típico da região — confere ao prato um sabor rústico que lembra as receitas preparadas no interior de Minas Gerais e Goiás.

A receita leva também cebola, alho e sal. Em muitas casas e restaurantes tradicionais do Distrito Federal, a pimenta de cheiro é adicionada para deixar o prato ainda mais quente.

O arroz com pequi é um excelente acompanhamento para carnes e peixes com sabores acentuados. Combinação perfeita para um almoço à beira do lago em meio à natureza.

3. Filé de tilápia

Há quem diga que peixes de água doce são menos saborosos que os de água salgada, mas a tilápia prova o contrário. Brasília é conhecida por ter muitos criadouros da espécie, o que estimula seu consumo na cidade.

O peixe pode ser preparado assado, empanado e frito, mas antes é temperado com muito limão e pitadas de sal. A diferença para os pratos com tilápia servidos em outros estados está nos acompanhamentos: o vinagrete e o arroz com gergelim torrado têm presença garantida nos pratos de filé de tilápia em todo o Distrito Federal.

Essa mistura de sabores faz da iguaria um cartão de visitas da cidade e mais uma das experiências gastronômicas imperdíveis do Distrito Federal.

4. Buchada de bode

Para quem gosta de pratos com sabor marcante, a buchada de bode é a opção perfeita. A receita, que tem sua origem nos estados do nordeste do Brasil, foi trazida pelos trabalhadores nordestinos que ajudaram a construir a capital do Brasil e, desde então, mantém seu prestígio com os moradores da região.

A buchada consiste nas tripas, fígado, pulmão, coração e rins de bode picados em cubos ou tirinhas bem pequenas. O sabor para as carnes é garantido por vários temperos, como sal, cheiro verde, pimenta-do-reino e louro, além de quantidades generosas de alho e cebola.

Te recomendamos: Culinária paraibana: mistura de influências e sabores irresistíveis

Os ingredientes são cozidos na panela de pressão, e ao final do tempo de cozimento a carne fica macia, além de ganhar um sabor especial. A iguaria pode acompanhar arroz branco e torresmo, que harmonizam bem com o sabor acentuado do prato.

Mais do que aventurar-se pelas ruas, estradas e pontos turísticos do Distrito Federal, viajar pelos sabores da culinária local é um dos pontos altos que o turismo de experiências pode proporcionar. Por isso, se você está pensando em programar uma visita a Brasília e região, capriche no roteiro gastronômico e explore todos os sabores que o lugar tem a oferecer.

Gostou da dicas? Deixe seu comentário abaixo e conte-nos qual desses pratos você gosta mais!