Descubra as cervejas artesanais de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro

Posted on

Paraty, importante cidade histórica do litoral do Rio de Janeiro, oferece a seus visitantes visuais, pousadas e experiências gastronômicas únicas em todas as estações do ano.

E a saborosa gastronomia local vai muito além dos deliciosos frutos do mar que compõem os pratos servidos na região, já que as fábricas de cervejas artesanais que a cidade abriga produzem bebidas capazes de encantar profundamente os apaixonados pelo universo cervejeiro.

Quer saber mais sobre as cervejas artesanais de Paraty? Confira a seguir!

Da tradição local aos copos: as cervejas artesanais de Paraty

Uma visita ao centro histórico de Paraty é uma experiência surpreendente. O chão de pedras, a arquitetura da época do Brasil Colônia e as cores vivas das casas dão a todos que passam por ali a sensação de voltar no tempo.

Na época da exploração de ouro em Minas Gerais, Paraty era o local onde o minério era escoado em seus grandes portos, para depois seguir para Portugal. Por esse motivo, a cidade também é conhecida como “Caminho do Ouro”.

O que algumas pessoas não sabem é que atualmente Paraty se consolida também como um ponto de parada no “Caminho das Cervejas Artesanais”, tendo se tornado um importante pólo da produção cervejeira no Brasil.

Leia também: 5 lugares para curtir o carnaval longe da folia em Minas Gerais

Algumas cervejarias artesanais, como a Cervejaria Caborê — distante cinco minutos do centro histórico, localizada à beira do canal marítimo e com vista para a serra que envolve a região — são atrações imperdíveis no roteiro de visitas em Paraty. Há também choperias e restaurantes para todos os gostos, com pratos típicos brasileiros e regionais.

O lado acolhedor do universo das cervejas artesanais é que o processo é feito manualmente em pequena escala, e em muitas cervejarias é possível acompanhar de perto todas as etapas da produção.

As cervejas especiais de Paraty

As cervejas produzidas em Paraty se destacam pela versatilidade. A Caborê, por exemplo, conta em sua carta principal com três variedades de cervejas, fato que confere ainda mais requinte aos interessados nesse tipo de experiências. Conheça a seguir as opções oferecidas pela cervejaria:

  • Para refrescar: Pilsen 100% Puro Malte, de sabor encorpado, com aromas de grãos e malte. Ótima para acompanhar saladas e pratos de entrada;
  • Para saborear: Weizenbier Trigo Clara, de sabor denso e cremoso com notas de frutas e aroma de especiarias. Harmoniza de forma excelente com frutos do mar;
  • Para finalizar: Malzbier (escura), com sabor leve e adocicado, e aromas de caramelo. É o acompanhamento perfeito para sobremesas e chocolates.

 

Os 4,2% de teor alcóolico mantidos nos três tipos de cerveja disponíveis estão em sintonia com as temperaturas de Paraty e tornam a experiência da degustação bastante leve e prazerosa. Além dessas escolhas, há também os chopes — que seguem a mesma qualidade das cervejas engarrafadas, porém com sabores, cores e texturas mais sutis.

Te recomendamos: 5 coisas que você vai aprender em uma cervejaria artesanal

Os turistas que optarem por visitar a Cervejaria Caborê podem escolher, para acompanhar as bebidas, uma grande variedade de petiscos, entradas e acompanhamentos. Batatas fritas, saladas, legumes grelhados com peixe e claro, frutos do mar como camarão, mariscos e lulas são algumas das iguarias disponíveis na casa.

Além das cervejas: outros lugares para conhecer em Paraty

Serra da Bocaina. Cachoeira do Veado. Crédito: Vida em Paredes

Além das experiências relacionadas ao turismo gastronômico, Paraty se destaca pelos visuais propícios para passeios e realização de atividades ao ar livre.

As construções, as cachoeiras e os parques da Serra da Bocaina e da Serra do Mar são opções para todos os interessados em conhecer as paisagens da região, que podem ser desbravadas de barco e oferecem incríveis oportunidades para os amantes do turismo de aventura.

Paraty é uma das mais belas cidades do estado do Rio de Janeiro. Além das cervejas artesanais, a natureza e a história da cidade proporcionam roteiros que podem ser aproveitados por viajantes de todas as idades e perfis.

Que tal começar a planejar uma visita a essa encantadora cidade do litoral fluminense? Deixe seu comentário e conte-nos quais cervejas e lugares você gostaria de conhecer primeiro!