Alagoas: 5 destinos que você precisa conhecer

Posted on

Visitantes do mundo inteiro em busca de experiências turísticas se encantam com os coqueiros, a areia branca e o verde das águas cristalinas das praias de Alagoas.

Maceió, capital do estado, tem tantos atrativos que conquistou em 2018 o título de melhor destino turístico brasileiro, segundo a Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior de São Paulo (Aviesp).

Mas nem só da capital e das praias vive o turismo de Alagoas. Algumas de suas cidades foram cenários para importantes movimentos históricos, como Piranhas e União dos Palmares. Enquanto a primeira marcou o desfecho da história de Lampião e Maria Bonita, a segunda viu nascer o Quilombo dos Palmares.

Quer saber mais sobre o que um dos mais belos estados do Brasil tem para oferecer? Conheça 5 destinos que você não pode deixar de visitar em Alagoas:

1. Maragogi

Não é preciso sair do Brasil para ter a sensação de estar nos mares caribenhos. Maragogi, a 125 quilômetros de Maceió, leva o turista à experiência de nadar em águas mornas junto aos peixes e corais.

As piscinas naturais são um atrativo à parte. Nelas é possível ver os arrecifes e toda a diversidade da vida marinha a apenas 6 quilômetros da costa. As principais são as de Galés, Taocas e Barra Grande.

Dica: conheça as praias da região em um passeio de buggy e encante-se com algumas das paisagens mais bonitas do país.

2. Marechal Deodoro

Situada na Região Metropolitana de Maceió, Marechal Deodoro foi batizada em homenagem ao primeiro presidente do Brasil.

A cidade tem prédios históricos preservados e é destino procurado por turistas de todo o mundo. Um dos principais atrativos é a Praia do Francês, destaque do litoral alagoano.

O município compreende ainda a Praia do Saco da Pedra e a Prainha, que contam com boa infraestrutura para receber turistas.

3. Porto de Pedras

Tesouro natural localizado a 109 quilômetros de Maceió, Porto de Pedras é uma praia praticamente deserta. A praia, que quase não possui orla, deixou de ser uma vila de pescadores há pouco tempo, quando começou a receber um maior fluxo de turistas.

Uma das características do paraíso intocado é estar inserido na costa dos corais, sendo a segunda maior barreira de corais do mundo, atrás somente da Costa Australiana.

Reserve um tempo para conhecer o Farol de Porto de Pedras, de onde é possível ter uma vista privilegiada da região em um dos mais belos destinos turísticos do nordeste.

4. União dos Palmares

 

O Quilombo dos Palmares, que chegou a ter 20 mil habitantes, foi liderado por Zumbi dos Palmares no século 17.

A vila de escravos refugiados surgiu na Serra da Barriga, distrito que fica a 6 quilômetros do atual município de União dos Palmares. Ele está a 73 quilômetros de distância da capital Maceió e é banhado pelo Rio Mundaú.

Comunidades quilombolas ainda vivem na região trabalhando na lavoura e no artesanato. Uma das atrações do local é o Museu de Maria Mariá, que pertenceu à folclorista Maria Mariá de Castro Sarmento.

Outro ponto turístico importante é Casa Jorge de Lima, espaço nomeado em homenagem ao eminente poeta alagoano e atual sede da Academia Alagoana de Letras.

5. Piranhas

Piranhas, simpática cidade de 20 mil habitantes, entrou para a história por causa do movimento do Cangaço na década de 30.

O líder do grupo, Lampião, sua esposa Maria Bonita e todo o seu bando foram mortos em Poço Redondo, Sergipe. No entanto, registros históricos mostram os corpos dos líderes foram expostos em praça pública em Piranhas, fato lembrado nos museus da cidade.

Piranhas é conhecida pelo centro histórico bem cuidado e por encantar os turistas que desafiam suas íngremes ladeiras. Outro destaque é o Rio São Francisco, um dos mais importantes da América do Sul.

Você conhece ou gostaria muito de conhecer algum dos destinos da nossa lista? Deixe seu comentário!