10 lugares sensacionais para visitar em Fortaleza

Posted on

Fortaleza é um dos mais belos destinos do nordeste do Brasil. Com praias maravilhosas e roteiros diversificados, a capital do Ceará é o local perfeito para quem gosta de sol e calor intensos.

Com tantas atrações, pode ser difícil decidir o que fazer na ensolarada cidade litorânea. Pensando nisso, preparamos uma lista imperdível com 10 lugares sensacionais para visitar em Fortaleza. Quer saber mais? Confira a seguir!

1. Fortaleza Nossa Senhora da Assunção

Você sabe por que a capital do Ceará se chama Fortaleza? Se você respondeu que a cidade foi batizada em homenagem a um importante ponto turístico localizado dentro de seus limites, você acertou!

A Fortaleza Nossa Senhora da Assunção foi construída durante a segunda invasão holandesa ao Estado, em meados do século XVI. Atual sede de um batalhão do exército, o local ainda guarda muitas de suas características originais, como os imponentes canhões de guerra.

As emoções do turismo de experiências podem ser sentidas intensamente no forte e em seu entorno, que conta com muitas outras atrações que enriquecem o roteiro turístico na região, como a Catedral da Sé e o Mercado Central.

As visitas são feitas sempre com o acompanhamento de um guia militar, que compartilha informações e curiosidades sobre a cidade de Fortaleza.

2. Museu do Ceará

Situado no centro da cidade, o Museu do Ceará conta, por meio de obras e objetos, a história e as origens de Fortaleza e do estado do Ceará.

Estão expostas no museu, por exemplo, peças de vestuário do famoso Padre Cícero, sacerdote católico que viveu entre os séculos XIX e XX e tem grande influência sobre a população nordestina até os dias de hoje.

Entre outros objetos pessoais de figuras históricas brasileiras, o museu abriga um punhal do cangaceiro Lampião. Há ainda artigos indígenas e de outros povos que habitaram a região, como os holandeses. Um verdadeiro templo em homenagem às raízes nordestinas!

3. Avenida Beira-Mar

Caminhar pelo calçadão da suntuosa Avenida Beira-Mar e desfrutar das belezas da orla é um lazer ao alcance de todos.

Um dos mais bonitos cartões-postais de Fortaleza, a avenida se espalha por diversos bairros e conta com pista de caminhada, ciclovia, quadras esportivas, bares e restaurantes que servem os deliciosos pratos da culinária nordestina.

Também é na Avenida Beira-Mar que acontece a feirinha de artesanato de Fortaleza, local perfeito para comprar lembranças de viagem e artigos de decoração tipicamente cearenses.

4. Mercado Central

O Mercado Central de Fortaleza oferece experiências turísticas que vão muito além das compras.

O movimento intenso em qualquer dia da semana, a arquitetura marcante e as cores vivas que se misturam nos corredores do prédio dão a dimensão da experiência cultural proporcionada pelo importante cartão-postal de Fortaleza.

Além de boxes que vendem frutas, legumes e verduras, há lojas de roupas, peças feitas por artesãos, obras de arte e uma ampla gama de produtos locais.

Assim, andar pelo Mercado Central de Fortaleza é, acima de tudo, uma oportunidade de conhecer profundamente a culinária, os costumes e as tradições populares do Ceará.

Ver também: 4 atividades que você não pode deixar de fazer em Jericoacoara, no litoral do Ceará

5. Ponte dos Ingleses

Localizada na Praia de Iracema, a Ponte do Ingleses é um refúgio destinado à contemplação. A estrutura, inaugurada na década de 1920 e revitalizada no final século XX, mantém bom estado de preservação, apesar da ação da maresia.

Apreciar o raiar do dia e se encantar com a melhor vista do pôr do sol em Fortaleza são algumas das recompensas que turistas e habitantes da cidade encontram no agradável ponto turístico.

A Ponte dos Ingleses, com seus ângulos privilegiados em frente ao mar, é também um lugar inspirador para casais apaixonados de todos os tipos e idades.

6. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um conjunto de atrações turísticas e culturais que impressiona por seu visual, variedade e imponência.

Além de um planetário e uma passarela, integram o complexo o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense, que abrigam exposições permanentes e temporárias.

Para completar o roteiro, o centro cultural conta ainda com cinema, teatro, auditórios e um jardim, que recebe feiras e festas típicas durante o ano todo.

Nas proximidades  do Dragão do Mar, o destaque fica por conta dos bares e restaurantes, que proporcionam aos visitantes o melhor do turismo gastronômico. Imperdível!

7. Praça José de Alencar

Até 1929, a Praça José de Alencar se chamava Largo do Catete. Naquele ano, o espaço ganhou o nome do escritor nascido em Fortaleza, um dos maiores nomes da literatura brasileira.

A praça tem uma estátua do romancista e monumentos que reproduzem cenas de livros de sua autoria. As imagens de O Gaúcho, O Sertanejo, O Guarani, e Iracema são feitas em metal e completam a homenagem ao patrono da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras.

Além da obra, a Praça José de Alencar conta com jardins, bancos e uma atmosfera simpática e leve, características que a tornam o local perfeito para um agradável passeio de fim de tarde.

8. Praia do Futuro

A Praia do Futuro é muito frequentada por turistas em busca de um reforço no bronzeado e de uma água de coco gelada.

A 10 quilômetros do centro de Fortaleza, a extensa praia conta com quiosques, duchas e águas refrescantes, além de ser um lindo cenário para caminhadas.

A dica é chegar cedo — principalmente no verão —, já que o intenso fluxo de banhistas de todas as partes do Brasil e do mundo faz com que a Praia do Futuro seja uma das mais concorridas de Fortaleza.

Ver também: 8 atrações imperdíveis em Porto de Galinhas

9. Centro de Turismo

O Centro de Turismo é um importante reduto da cultura popular do Ceará.

Seus boxes e lojas diferem das estabelecimentos do Mercado Central por terem como foco principal o artesanato. Por essa razão, é grande a variedade de artigos feitos dos mais diferentes materiais, sempre com a originalidade que caracteriza as expressões populares do nordeste.

Além do Centro de Turismo, mais duas atrações integram o espaço: o Museu de Minerais e o Museu de Arte e Cultura Popular.

Uma curiosidade é que o local que hoje abriga esse espaço cultural já foi um complexo prisional. Turismo de experiências de alto nível!

10. Praia de Cumbuco

Mais afastada do centro de Fortaleza está a Praia de Cumbuco, praia reservada que conseguiu manter suas características originais com o passar do anos. Suas dunas, áreas verdes e águas cristalinas são os principais atrativos para viajantes em busca de experiências turísticas intimistas.

Além do sossego e da exuberância das paisagens, a adrenalina é garantida nos passeios de buggy pelos lençóis de areia que compõem cenários fascinantes. Não deixe de conhecer!

Fortaleza é um dos melhores destinos do Brasil, não importa se você vai viajar sozinho, com amigos, família ou está planejando fazer aquela viagem romântica inesquecível.

Portanto, se você ainda tinha dúvidas sobre qual lugar visitar nas próximas férias, agora tem bons motivos para escolher a bela capital do Ceará e viver as sensações que somente o turismo de experiências pode proporcionar.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário e conte para nossa comunidade de viajantes qual desses pontos turísticos de Fortaleza você quer conhecer primeiro!