8 atrações imperdíveis em Porto de Galinhas

Posted on

Paraíso natural do nordeste brasileiro, Porto de Galinhas mantém o título de melhor destino turístico do Brasil há muitos anos.

Águas cristalinas, mangues, areia branca, muito sol, artesanato e gastronomia são alguns dos motivos que atraem turistas de todo o mundo para o local, situado na cidade de Ipojuca, em Pernambuco. Mas a lista não para por aí.

Quer conhecer outras maravilhas da cidade? Confira a seguir 8 atrações imperdíveis de Porto de Galinhas e prepare-se para experiências turísticas que ficarão na memória para sempre!

1. Praia de Porto de Galinhas

A Praia de Porto de Galinhas é privilegiada em vários sentidos. Por lá é possível nadar em águas mornas e cristalinas, aproveitando a maré calma. Nos momentos em que o nível da água está baixo, o espetáculo fica por conta das piscinas naturais.

Quando a água se acumula dentro dos arrecifes, peixes e outros animais marinhos fazem das formações rochosas submersas seu lar.

Com uma simples máscara de mergulho é possível desbravar a área e conhecer o visual escondido abaixo da superfície. Se você prefere um passeio mar adentro, uma opção são as jangadas que vão até pontos distantes da costa.

2. Praia do Cupe

As águas agitadas da Praia do Cupe podem assustar aqueles que não têm tanta intimidade com o mar. A maré é intensa em quase toda a extensão da praia, com exceção do Pontal do Cupe, o que faz do local o ponto perfeito para a diversão das crianças.

Ainda que a agitação do mar seja constante, a área é ótima para uma caminhada. A Praia do Cupe também oferece experiências turísticas de fácil acesso em Pernambuco, e conta com ótima infraestrutura para o turismo, que inclui hotéis e pousadas na avenida beira-mar.

Além disso, há quiosques e vendedores ambulantes no local, o que facilita a busca por água de coco e petiscos. Sendo assim, a dica é relaxar na areia!

3. Centro de Porto de Galinhas

Localizado ao lado da Praia de Porto de Galinhas, o centro de Porto de Galinhas — também conhecido como ‘centrinho’ — é uma ótima atração.

Além do ambiente agradável do calçadão e das ruas estreitas, o local abriga diversas lojas que exibem e vendem as peças produzidas pelos talentosos artesãos pernambucanos.

A galinha d’angola, mascote da cidade, é figura carimbada nas prateleiras das lojinhas. Feitas à mão com pinturas e estilos variados, as réplicas das aves são o souvenir preferido de turistas e habitantes locais.

Além da disputada lembrança, podem ser encontrados muitos outros artigos que representam o estado de Pernambuco. Bonecos de sanfoneiros, redes, panos e roupas são alguns dos produtos disponíveis nos estabelecimentos comerciais da cidade.

Te recomendamos: Culinária pernambucana: deliciosa combinação de influências regionais e internacionais

4. Praia de Maracaípe

A Praia de Maracaípe é o habitat natural de diversas espécies de cavalo-marinho. Essa é uma das razões que tornam a praia um ótimo ponto para vivenciar intensamente as maravilhas do turismo de experiências em Pernambuco.

Situada em uma área cujo acesso pode ser feito apenas a pé, a Praia de Maracaípe conserva boa parte de suas belezas naturais, pois sofreu pouco com a ação humana. Também por isso, o local transmite muita paz e tranquilidade.

Os mangues — onde há o encontro do solo com água do mar e dos rios — são a casa dos cavalos-marinhos na região. Neles é possível mergulhar e ver de perto a dança dos simpáticos animais marinhos.

Na praia há ondas para todos os gostos: as grandes são perfeitas para a prática do surfe, enquanto as pequenas garantem a segurança das brincadeiras das crianças.

5. Passeios de buggy

Por toda a extensão das praias de Porto de Galinhas estão disponíveis os passeios de buggy, carrinho mais famoso do litoral brasileiro. A atividade é recomendada para pessoas de todas as idades, e possibilita que vários cenários sejam visitados em um curto espaço de tempo.

Essa é uma das experiências turísticas mais antigas e tradicionais da cidade. Por esse motivo, as rotas percorridas pelo veículo são demarcadas nas areias das praias. Um dos principais roteiros é o que parte da Praia de Muro Alto e vai até a Praia de Maracaípe.

Passear de buggy é uma atividade que rende boas risadas ao lado de amigos e familiares, além de ser uma experiência cultural que diz muito sobre a forma de viver do povo de Porto de Galinhas.

6. Praia de Muro Alto

A Praia de Muro Alto recebeu esse nome por causa da grande extensão de arrecifes que se estende por toda a praia, formando uma imponente piscina natural.

Contudo, todo cuidado é pouco, pois essa piscina é bem funda. Somente nas margens é possível curtir toda a beleza do local sem preocupações, e bastam poucos metros de caminhada mar adentro para que a profundidade atinja níveis arriscados para quem não sabe nadar.

O lugar concentra muitos serviços de barco e abriga alguns dos melhores hotéis, flats e pousadas de Pernambuco.

Por todas essas qualidades, a Praia de Muro Alto é ideal para quem quer relaxar e fugir da agitação. Tudo isso sem ficar completamente isolado, uma vez que um bom número de pessoas também frequentam o espaço.

Leia também: 4 atividades que você não pode deixar de fazer em Jericoacoara, no litoral do Ceará

7. Praia de Serrambi

Mais afastada do centro de Porto de Galinhas, a Praia de Serrambi é mais uma piscina natural calma. Suas águas mornas e quentes atraem turistas em busca de privacidade.

Nas águas de Serrambi também é muito comum a presença de praticantes de esportes náuticos como o jet ski, além do caiaque e do kitesurf. Dica de ouro para os amantes dos esportes de aventura!

Também conhecida como Enseadinha de Serrambi, a praia tem águas cristalinas e maré que varia de acordo com a hora do dia. Se a água estiver baixa, não deixe de aproveitar para apreciar a beleza da piscina natural que se forma.

Para completar o amplo cardápio de experiências turísticas, agências locais oferecem mergulhos individuais ou em grupos. Não perca!

8. Ilha de Santo Aleixo

Nossa oitava dica é um exemplo de que o melhor, muitas vezes, é guardado para o final.

Quando pensamos em um destino turístico com águas de beleza estonteante, logo vêm à mente lugares como Caribe, Havaí e Bali, entre outros.

No entanto, a surpreendente Ilha de Santo Aleixo, situada a 30 minutos de Porto de Galinhas, não fica atrás de nenhum desses locais no quesito belezas naturais.

Embora seja uma propriedade privada, a experiência de visitar a Ilha de Santo Aleixo não fica restrita apenas a seus proprietários. Uma companhia — a Monteiro’s Tour — faz o serviço de transporte de turistas em lanchas até a ilha.

As atrações do local ficam por conta das formações rochosas, das areias e águas claríssimas e da vegetação bem preservada. Mergulhos são permitidos, o que garante fotos maravilhosas.

Todos os roteiros apresentados são sempre repletos de comidas típicas de Pernambuco, encontradas em restaurantes, feiras, quiosques e, claro, com os vendedores ambulantes que circulam por Porto de Galinhas.

O que você está esperando para preparar suas bagagens e se encantar com as experiências culturais, turísticas e gastronômicas de Porto de Galinhas? Deixe seu comentário, compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais e comece a planejar a viagem para este cenário paradisíaco. Até a próxima!