5 atrações incríveis para visitar no Amapá

Posted on

“Aqui começa o Brasil”. É o que diz a placa que pode ser vista por quem entra no Amapá pelo município de Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa.

Rico em diversidade, o território amapaense abriga porções praticamente intocadas da floresta amazônica original e é banhado pelo Rio Amazonas, características que garantem a existência de paisagens exuberantes.

Que tal planejar uma visita a esse estado cercado por uma das mais importantes florestas do mundo? Descubra a seguir 5 lugares incríveis para visitar no Amapá e prepare-se para viver uma experiência turística inesquecível!

1. Marco Zero

Você sabia que Macapá, a capital do Amapá, também é conhecida como a capital do meio do mundo? O inusitado título se deve ao Marco Zero, monumento que representa a divisão entre os hemisférios norte e sul.

O cartão-postal tem 30 metros de altura e um grande círculo no topo. A cada início de outono e de primavera, o sol brilha no meio do círculo, refletindo uma linha no chão que remete à Linha do Equador.

Isso faz com que a cidade seja o único lugar do mundo onde é possível botar um pé em cada hemisfério. Uma curiosidade e tanto!

2. Fortaleza de São José

As terras do Amapá foram disputadas por ingleses, franceses e holandeses durante quase três séculos. Dos tempos de confrontos e invasões restou a Fortaleza de São José, erguida em 1782 para proteger a fronteira brasileira.

Muralhas de 10 metros de altura cercam o interior da construção, que possui oito edificações e chegou a funcionar, no passado, como hospital e cadeia.

Acredita-se que o forte tenha sido construído por povos indígenas com pedras dos rios da região, o que aumenta o fascínio exercido pela Fortaleza de São José sobre os turistas que visitam o local.

3. Revecom

A natureza se revela na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Revecom, localizada no município de Santana. O espaço contempla 17 hectares de mata amazônica e grande variedade de espécies nativas da fauna e da flora.

O destino oferece trilhas guiadas aos turistas e aulas-passeio em que os guias explicam detalhes do ecossistema local. Uma das trilhas acompanha o Igarapé da Mangueirinha, que deságua no Rio Amazonas.

Também é possível conhecer a rotina dos animais que vivem soltos na natureza, o que reforça a importância da manutenção do equilíbrio natural. Paraíso para os amantes do ecoturismo!

Aproveite para conferir 4 atividades para fazer em Manaus, outro destino sensacional no norte do Brasil.

4. Oiapoque

Município mais ao norte do Brasil, Oiapoque atrai turistas que desejam conhecer um pouco mais sobre a pequena cidade de 26 mil habitantes.

O Monumento à Pátria, construído na década de 40, traz trechos do Hino Nacional e uma placa que afirma: “Aqui começa o Brasil”. Há ainda belos cenários naturais, e o próprio Rio Oiapoque é uma atração, com suas cachoeiras e belos cenários para passeios de barco.

A riqueza da experiência cultural fica por conta das festas religiosas, como a de Nossa Senhora das Graças, celebrada em 15 de agosto. Além disso, a cidade também é conhecida pelas festas juninas realizadas em igrejas e escolas.

5. Museu do Sacaca

O Museu do Sacaca está localizado em Macapá e foi batizado em homenagem a Raimundo dos Santos Souza (Sacaca), curandeiro famoso no estado por usar plantas da Amazônia em seus processos de cura.

Oficialmente chamado de Centro de Pesquisas Museológicas, o espaço é voltado à preservação da cultura indígena e dos povos tradicionais, bem como à divulgação das pesquisas científicas feitas no estado.

Destacam-se as exposições a céu aberto, como a da casa dos índios, da farinha e a dos ribeirinhos. Um pequeno rio nas proximidades do museu serve para visitações turísticas e a criação de peixes para pesquisas.

O que acha da ideia de fazer uma visita ao Amapá e conhecer de perto esse estado tão singular? Deixe seu comentário!