5 pratos típicos deliciosos da gastronomia do Amapá

Posted on

Os pratos da culinária do Amapá, bem como as bebidas e frutas típicas da região, confirmam o estado como um importante polo do turismo gastronômico no Brasil. A exótica gastronomia do estado é resultado da mistura de influências indígenas e da famosa culinária paraense.

O Amapá, que até 1943 fazia parte do território do Pará, absorveu do estado vizinho e das tribos nativas do norte do país muitos traços culturais. A gastronomia não ficou de fora, e teve como inspiração características e ingredientes regionais típicos.

Que tal conhecer alguns dos resultados dessa saborosa combinação? Confira 5 pratos da cozinha amapaense que você precisa provar!

1. Camarão no Bafo

Uma receita muito popular nos restaurantes e nas mesas das famílias do Amapá é o camarão no bafo. Fácil de preparar, ele é cozido com a panela bem tampada e temperado apenas com alho, sal e pimenta.

Para degustá-lo, assim como na tradição indígena, pimenta e farofa são os acompanhamentos perfeitos.

Veja também: 5 atrações incríveis para visitar no Amapá

2. Gengibirra

Ideal para acompanhar o camarão no bafo, a gengibirra é uma bebida alcoólica que mistura pinga, água e açúcar.

O ingrediente principal é o gengibre, raiz medicinal de gosto forte e muito eficaz no combate a mazelas como tosse, dores musculares, gastrite e problemas na garganta.

A gengibirra também é presença certa nas rodas de marabaixo, manifestação religiosa e folclórica da região norte, especialmente do Amapá, que tem como principais características as danças e o uso de trajes típicos.

3. Açaí

Oriundo do Pará, o açaí é muito apreciado no Amapá. O estado vizinho é responsável por 99% da produção nacional do fruto, rico em propriedades benéficas para a saúde.

No sudeste e sul do Brasil, o açaí é consumido gelado e com acompanhamentos doces, como sorvete e leite condensado. Já na região norte, o açaí é servido na forma de caldo e é geralmente acompanhado de farinha de mandioca e pescados ou carne vermelha.

Um parente próximo do açaí que encontra apreciadores no Amapá é a bacaba. Também conhecida como bacaba-açu e bacaba-verdadeira, a fruta vem de uma palmeira nativa da região amazônica.

4. Tacacá

Também de origem indígena, o tacacá é outra iguaria muito consumida no Pará e dá um charme especial ao turismo gastronômico local. Típico da Amazônia, o prato tem como ingredientes o tucupi, o camarão, o jambu e a goma de tapioca.

A receita surgiu com a mani poi, sopa originalmente servida em tribos indígenas instaladas na região. Com o tempo, novas formas de preparo surgiram e o tacacá conquistou os estados do norte brasileiro.

Seu sabor exótico fica ainda mais acentuado devido à forma como é servido — em cuias, como nas tribos que habitam a região desde tempos remotos.

A cuia é a fruta da árvore conhecida como calabaça. Depois de colhida, sua polpa é retirada e dada aos animais. A partir daí, recebe um tratamento natural que transforma a cor verde em preta e torna-a resistente a pratos quentes, como o tacacá e o mingau de milho.

5. Frutas regionais

A fartura oferecida pela floresta amazônica brinda turistas e moradores do Amapá e estados adjacentes com frutas regionais deliciosas.

Além do açaí, que é rico em ferro e fibras, outras frutas são muito consumidas no café da manhã da rede gastronômica do Amapá. O caju, a manga, o cupuaçu e o próprio açaí são alguns dos principais destaques.

O resultado é uma grande variedade de doces, sorvetes, bolos e licores de dar água na boca. Imperdível!

Fique atento, pois as frutas costumam chegar bem cedo pelo Rio Amazonas e são vendidas em barraquinhas nas suas margens. Os feirantes também as levam para a Feira Livre do Pacoval, na capital Macapá.

Gostou das nossas dicas sobre as delícias da culinária do Amapá? Deixe um comentário e diga quais pratos você já provou e quais gostaria de experimentar na próxima oportunidade!