5 lugares sensacionais no Tocantins para você conhecer

Posted on

Situado no norte do Brasil, Tocantins é um estado muito novo — foi criado apenas em 1988. Contudo, embora jovem, possui atrações que oferecem uma grande variedade de experiências turísticas aos seus visitantes.

Para passar alguns dias em Tocantins, óculos de sol e o protetor solar são aliados indispensáveis, uma vez que o clima é quente e o sol brilha o ano inteiro.

Quer saber mais sobre as maravilhas do estado mais novo do Brasil? Confira agora 5 locais sensacionais para visitar no Tocantins e prepare-se para uma viagem extraordinária!

1. Dunas do Jalapão

Dunas no parque estadual do Jalapão na região leste do Tocantins foto Frederick Borges

Principal atração do Parque Estadual do Jalapão, as Dunas do Jalapão são uma atração singular. Nelas, as montanhas de areia formadas pela erosão ao longo dos séculos chegam a até 40 metros de altura.

O visual das dunas impressiona pelo tom alaranjado, que oferece um banquete visual estupendo e confere um filtro natural para excelentes fotos.

Para encarar a subida sem sofrer com o calor, a dica é ir bem cedo ou no final da tarde. Devido ao tamanho do parque, a visita deve ser feita sempre na companhia de um guia oficial.

2. Praça dos Girassóis

A Praça dos Girassóis tem 571 mil metros quadrados, o que lhe garante o título de maior praça da América Latina. Também por isso, ganhou o posto de cartão-postal oficial de Palmas, capital do Tocantins.

Além da ampla área verde e, claro, dos girassóis, a praça abriga as sedes dos três poderes públicos estaduais: a Assembleia Legislativa do Tocantins, o Palácio Araguaia e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.

Há ainda diversos monumentos que remetem à história do estado e do país. Uma experiência cultural riquíssima!

3. Cachoeira da Velha

A Cachoeira da Velha é uma das atrações do Parque Estadual do Jalapão. Maior queda d’água da região, o local tem boa estrutura para receber turistas, contando inclusive com estacionamento.

Entre as atividades disponíveis estão a vista geral da cachoeira por um deck. Se você é apaixonado por aventura, pode se juntar a uma equipe de rafting e percorrer as corredeiras que formam a bacia hidrográfica da região. Incrível, não é mesmo?

A Cachoeira da Velha é formada pelo deságue do Rio Novo, um dos maiores do planeta, e o acesso até ela pode ser feito de ônibus ou carro.

4. Pedra Furada

Uma pedra gigantesca com um fascinante pôr-do-sol ao fundo. Assim é a Pedra Furada, exuberante formação rochosa distante 35 quilômetros da Ponte Alta do Tocantins.

Lapidada pela chuva e pelo vento que construíram um buraco no meio da escultura natural, a Pedra Furada e seu entorno são como um quadro feito à mão, tamanha a beleza do cenário abençoado pelo clima tocantinense.

Embora esteja em uma propriedade privada, é permitida a visitação.

5. Praia do Prata

Foto: Thiago Sá/Secom-TO

Apesar do nome, a Praia do Prata é, na verdade, um lago. Cheia de quiosques e bem preparada para receber turistas ávidos pelo calor do Tocantins, a Praia do Prata é ótima para a curtição.

Nos seus arredores há bares, estacionamento, banheiros e quadras esportivas. Nos restaurantes é possível saborear alguns dos pratos típicos da culinária de Tocantins, como o tucunaré, o camarão e outros.

Que tal comprar a passagem para Tocantins agora que você já sabe que o estado tem grandes pontos turísticos? Deixe seu comentário e conte qual dessas atrações despertou mais vontade de viver o prazer do turismo de experiências no norte do Brasil!