5 atrações para conhecer em Lavras Novas, Minas Gerais

Posted on

O ar bucólico de uma típica cidade do interior de Minas Gerais é a principal recompensa para o turista que vai até Lavras Novas, distrito de Ouro Preto localizado a 120 quilômetros de Belo Horizonte. Com cerca de 1500 habitantes, o vilarejo possui casinhas coloridas ao redor da igreja matriz, cachoeiras, represa e mirantes que são um verdadeiro banquete visual.

Cenário de um amor proibido no conto ‘A garganta do inferno’, de Bernardo Guimarães — também autor de ‘A escrava Isaura’—, o povoado tem como uma de suas principais características a aura acolhedora e repleta de histórias a serem descobertas.

Quer saber mais sobre esse lugar encantador? Descubra a seguir curiosidades e atrações imperdíveis que você vai encontrar em Lavras Novas:

Natureza exuberante e marcas da escravidão

Pico do Itacolomi é apenas uma das atrações do Parque Estadual do Itacolomi. Créditos: Rafael Dino

Lavras Novas integra o Parque Estadual Itacolomi, situado entre os municípios de Mariana e Ouro Preto. Um guia de turismo pode ser muito útil na tarefa de conhecer as principais trilhas e as mais belas cachoeiras da região. Com um pouco de sorte é possível ainda ver animais como o lagarto e o beija-flor de gravata vermelha.

Contudo, para garantir uma experiência cultural genuína, nada melhor que ouvir as histórias contadas pelos moradores mais antigos.

Lavras Novas foi fundada em 1704 por escravos alforriados devido à falta de condições dos senhores de sustentá-los e aos ideais abolicionistas. Durante o ciclo do ouro, a região foi um importante pólo de extração do metal precioso, e os negros recém-libertos tinham como principal atividade a agricultura.

Nessa época, por volta de 1740, foi erguida a matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, principal igreja de Lavras Novas.

A chegada dos turistas na década de 1980

Da extinção gradual das minas até meados de 1980, a agricultura e o artesanato de taquara e cipó foram os carros-chefe da economia de Lavras Novas. As belezas naturais da região, contudo, acabaram por despertar o interesse dos amantes do ecoturismo.

O pequeno vilarejo, que até os anos 1970 possuía infraestrutura precária, presenciou a chegada de visitantes de várias partes do Brasil e, atualmente, o número de pessoas na cidade nos feriados prolongados chega a ser seis vezes maior que nos dias normais do ano.

Para uma experiência completa, nada melhor que uma viagem a bordo da histórica Maria Fumaça, que vai de Ouro Preto a Mariana passando por Lavras Novas. O trajeto dura pouco mais de uma hora.

O vilarejo tem hoje cerca de 70 pousadas e conta com bares e restaurantes. A maioria aceita cartões de débito e crédito, mas ter uma quantia em dinheiro é algo altamente recomendável, uma vez que não há caixas eletrônicos — nem postos de gasolina.

5 atrações para conhecer em Lavras Novas

Cachoeiras

Lavras Novas tem dezenas de quedas d’água próximas ao vilarejo, com acesso por estradas de terra. Visite a Cachoeira dos Namorados, Três Pingos, Nossa Senhora dos Prazeres e a Cachoeira do Rapel. Fique atento, pois algumas delas não possuem sinalização adequada e exigem destreza dos iniciantes.

Igreja Nossa Senhora dos Prazeres

Construída por escravos e trabalhadores da mineração na parte mais alta do distrito, a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres recebe anualmente os festejos da padroeira, celebrados no dia 8 de setembro. Com arquitetura singela, a igrejinha centenária encanta visitantes, que podem aproveitar para conhecer mais sobre as tradições religiosas do povoado.

Artesanato

Moradores de Lavras Novas sempre tiveram no artesanato de taquara sua principal fonte de renda. Contudo, há cerca de 10 anos, um grande incêndio destruiu os bambuzais, o que tornou escassa a matéria-prima. Atualmente, cerca de 10 famílias produzem peças que são vendidas no local, em Minas e São Paulo. Vale a pena conferir!

Pedra do Equilíbrio

Ponto de parada para selfies, a Pedra do Equilíbrio fica na estrada de acesso a Lavras Novas. Sua curiosa estrutura chama atenção por ser uma grande pedra em cima de outra, o que desperta em todos que passam pelo local um sentimento de admiração em relação aos caprichos da natureza.

Represa do Custódio

Localizada a aproximadamente 6 quilômetros de Lavras Novas, a represa é um dos atrativos do vilarejo. Ideal para programas em família, ela é cercada de árvores e sua margem é perfeita para piqueniques. Esportes náuticos e som alto não são permitidos, e, devido à temperatura da água, o nado também não é recomendado.

Lavras Novas é uma das muitas cidades na Estrada Real que vale a pena conhecer, portanto, não perca tempo e prepare-se para conhecer tudo que esse simpático distrito de Ouro Preto tem para oferecer.

Se precisar de dicas ou tiver alguma sugestão para compartilhar com nossa comunidade de viajantes, deixe seu comentário! Será um prazer recebê-lo!