Arraial do Cabo: 7 ótimos lugares para você conhecer na cidade

Posted on

Localizada no Rio de Janeiro, Arraial do Cabo impressiona por suas belas praias e morros. Esses atributos naturais transformaram a pequena cidade num grande polo que reúne diversas experiências turísticas.

Quer saber mais sobre algumas das diversas maravilhas de Arraial do Cabo, para já definir os seus próximos destinos? Então confira agora 7 ótimos locais para você conhecer nessa cidade!

1. Praia do Pontal do Atalaia: uma das primeiras praias das rotas de Arraial do Cabo

Se a primeira impressão é a que fica, pode ter certeza que a Praia do Pontal vai deixar uma ótima sensação em você.

Sem exagerar, essa praia tem a areia e água tão claras que você vai achar que está diante de uma praia transparente. Além disso, o mar do local é gelado, porque fica numa área mais fechada por morros.

Sua localização fica mais à entrada do município do RJ e é acessada por trilhas. Tudo bem conservado e seguro para qualquer pessoa chegar à praia sem problemas e desfrutar um grande turismo de experiências.

Por o Pontal do Atalaia não ter uma infraestrutura grande, com muitos bares e restaurantes, o ideal é se prevenir e levar alguns lanches e bebidas. Assim você curte melhor o espaço, por mais tempo!

2. Mirante do Atalaia: vista de Arraial do Cabo pelo topo

O local é um ponto de encontro de exploradores de morros e curiosos que querem também aproveitar a vista panorâmica.

O Mirante do Atalaia fica no morro que dá acesso à praia do Pontal do Atalaia. Depois de subir o imenso lugar, você consegue ver do lado esquerdo, a Praia Brava, e do lado direito, a Praia Grande (essa é do Rio!).

Dali você pode checar em qual praia quer ir, dependendo da maré das praias no dia. Além da vegetação do local, que protege os morros e coloca um pouco de verde no cenário de águas claras, você vê também as casas espalhadas por Arraial do Cabo.

Quem sabe você se empolga depois de ver a qualidade do quintal da casa dos moradores de Arraial, e investe numa casa lá?

Veja também: Descubra as cervejas artesanais de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro

3. Praia do Forno: a temperatura de suas águas é quente

Muito provavelmente a Praia do Forno recebeu esse nome por causa da temperatura da água mais quentinha, e por seu formato, um quadrado que lembra um forno.

O fato é que essa é uma das melhores experiências turísticas de Arraial do Cabo. Isso porque o lugar é mais reservado, tem águas mornas e claras, e areia fininha.

O espaço não conta com restaurantes, duchas e outras estruturas de uma praia agitada, mas só por seu visual, já vale mais do que muitas praias. O contraste dessa praia em relação às outras da cidade fica por conta da água e localização afastada.

O acesso é feito por uma trilha num morro e, antes de chegar ao local, vale tirar boas fotos panorâmicas, para comprovar que sua aparência lembra mesmo um forno!

4. Centro Histórico: várias experiências turísticas num só local

Uma visita ao local que deu início à construção de Arraial do Cabo vai bem para uma aula de história in loco.

A cidade litorânea foi fundada pelo navegador e geógrafo Américo Vespúcio. No centro de Arraial você vê o Marco Histórico que registra o local de chegada do italiano, em 1503.

Além do registro do início da colonização do município, você vai ver também a Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Ela é a catedral que recebeu a primeira missa dentro de um templo no Brasil.

Fora essas duas atrações carregadas de significados, o Centro Histórico possui várias lojas que vendem artesanatos da região, e ainda bares e restaurantes.

O Centro é um bom programa para a noite em Arraial do Cabo, por oferecer diversas experiências turísticas num lugar muito aconchegante!

5. Praia da Ilha do Farol: bela, reservada e do mar

Com todas as belezas e localização privilegiada de Arraial do Cabo, suas praias merecem grande destaque nacional e internacional.

Basta uma busca rápida pela web e você comprova em vários sites especializados em viagens, que a Praia da Ilha do Farol está nas listas das mais belas do Brasil.

Sua grande extensão, areias e águas claras, e visuais de morros deslumbrantes, fazem dela uma das maiores buscas turísticas do Rio, principalmente para mergulhos.

Todo o acesso ao local é monitorado pela Marinha do Brasil, e você só chega a esse paraíso por meio de barco. Esse cerco todo garante que o ambiente seja muito limpo e preservado, e ao mesmo tempo, ofereça um grande lazer na área.

Lembrando que não há comércios ou outro tipo de estruturas nessa praia, então é bom se preparar antes de embarcar para esse destino!

Não perca: Parapente e asa delta no Rio de Janeiro: a emoção de sobrevoar a Cidade Maravilhosa

6. Praia Grande: agitação em meio à beleza natural

A maior das praias de Arraial do Cabo é de maré mais agitada, mas não deixa de ser uma ótima opção para curtir o calor no local.

Suas ondas são perfeitas para os surfistas de plantão em busca do melhor tubo. Nas areias a Praia Grande ferve de pessoas, já que tem tamanho para acolher muita gente e é de fácil acesso.

O pôr do sol nessa praia é uma das cenas mais bonitas produzidas pela natureza, em Arraial, e garante relaxar as mentes de quem se propõe a vislumbrar a paisagem.

Fora todas essas vantagens do lugar, a praia é uma grande anfitriã de artistas e boêmios. Isso porque a Praia Grande conta com vários quiosques, que além de servirem drinques, petiscos e lanches, têm agendas de shows em vários dias.

Fique atento para ver se algum artista que você admira vai tocar em Arraial do Cabo! Vai que ele (a) aparece na Praia Grande?

7. Fenda de Nossa Senhora: local de exploração visual

Sabe aquela cena de exploração turística em meio ao mar e lugares inóspitos? A Fenda de Nossa Senhora vai fazer você se sentir em uma!

Em meio a uma fenda entre duas enormes paredes rochosas, fica a escultura de Nossa Senhora, em madeira.

A obra original, feita de pau de nogueira, foi encontrada por um pescador no dia 4 de setembro de 1971, por um pescador. Reza a lenda que a escultura foi levada para a igreja de Arraial do Cabo. Então o ícone religioso que se encontra na Fenda, é uma réplica.

Para visitar o local, só mesmo por barco, porque é afastado das praias de Arraial do Cabo.

Mas fazer esse trajeto é fácil já que esse é um ponto muito visitado. Há vários barcos que fazem o percurso, que percorre a frente e a traseira do morro. Então os cliques são garantidos dos dois lados!

Seja você religioso ou cético o que vale na Fenda de Nossa Senhora é o seu visual, que está lá para oferecer uma experiência cultural ímpar a qualquer pessoa!

Arraial do Cabo possui muitas opções de turismo de experiências para várias faixas etárias e gostos. Então ficar no hotel ou pousada e aproveitar o sol à beira de uma piscina não é única alternativa de descanso e curtição nas férias nessa cidade.

Agora que você leu tudo até aqui, já imagina em passar alguns bons dias em Arraial do Cabo e curtir muito? Para ficar por dentro dos melhores destinos como esse, siga a gente nas redes sociais!