São Paulo: o roteiro completo para você fazer na maior metrópole brasileira

Posted on

Por ser o principal polo de negócios do país, a cidade ganha cada vez mais estrutura para o turismo no local. Assim, São Paulo atende sua população e qualquer turista do mundo, com opções de experiências agradáveis a todos.

Conheça agora tudo sobre ‘a terra da garoa’ e já comece a montar o seu próximo roteiro!

Porque ir à São Paulo

São Paulo, como já dizia o compositor Adoniran Barbosa, é a saudosa maloca. Uma cidade que acolheu e deu oportunidade a muitas pessoas, vindas principalmente do nordeste brasileiro.

A cidade é um dos principais centros da história do Brasil. Às margens do Rio Ipiranga, foi proclamada a Independência do Brasil; os barões do café montaram suas mansões onde hoje é a principal avenida do país — a Paulista.

Além disso, São Paulo foi palco de toda a industrialização pela qual o Brasil passou. Desde a chegada das primeiras linhas de bonde; construção do primeiro arranha-céu — Edifício Martinelli —; os primeiros bancos do país, a capital acumulou toda a fase de crescimento da República.

Numa visita ao centro da cidade você vê prédios que ultrapassam o centenário, e que ainda recebem turistas, ou então funcionam como sedes de órgãos do Estado. Pelo centro, você conhece a Praça da Sé e marco zero da capital. Ao seu redor, o comércio varejista e bares populares imperam no lugar.

Na região da Avenida Paulista, os enormes edifícios são sedes de bancos e companhias estrangeiras e nacionais. Na avenida mais famosa do Brasil, bares, cafés, cinemas, teatros, e o Museu de Arte de São Paulo (MASP), são grandes pontos de entretenimento.

Para relaxar na natureza, São Paulo conta com diversos parques, relativamente próximos. O mais famoso é o Parque Ibirapuera, que fica ao lado da Assembleia Legislativa do Estado, e do quartel general do Exército Brasileiro. O espaço público é lotado aos finais de semana e feriados quentes, e reserva muitas atrações culturais e esportivas.

Bares e restaurantes não faltam na capital. Culinárias vegetariana, japonesa, italiana, peruana, e de todas as regiões do Brasil e do mundo estão espalhadas; cada local com seu cardápio e diferenciais!

Se você é fã de cinema, há uma grande oferta de salas em shoppings centers e em cinemas de rua. Todos com uma grade diversa dos últimos lançamentos.

São Paulo é uma cidade perfeita para um turismo de experiências agitado, de segunda a domingo, 24 horas por dia!

Quando Ir

Qualquer época do ano é boa para visitar a cidade, sendo que no verão, a temporada de turismo é alta. O Carnaval de Rua de São Paulo sempre ferve de fevereiro ao final de março, então para curtir a agitação é só ir nesses períodos.

De julho a setembro, a cidade se transforma na ‘terra da garoa’, e passeios podem ser prejudicados com a chuva fina que cai em semanas esporádicas. Mas isso não é o suficiente para estragar o roteiro turístico de ninguém, já que a capital tem muitas atrações bem protegidas do céu aberto!

De setembro a janeiro, o período é quente e tem dias agitados com vésperas de Natal e Ano Novo. Você vai aproveitar o alto movimento urbano nesses meses, já que o sol dá as caras!

O que levar

Para passear pela cidade é muito importante levar um kit de roupas para todos os climas do ano. A cidade tem variações repentinas de temperatura, e você deve se preparar para encarar qualquer mudança!

Aproveite São Paulo com esses itens, e treine suas pernas para caminhar pela cidade.

  • Mochila
  • Água
  • Tênis de caminhada
  • Roupas para verão, inverno, clima chuvoso e ameno
  • Boné
  • Chinelo
  • Protetor solar

O que fazer

Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é um centro de passeio para famílias, casais, amigos e esportistas, todos os dias. O local fica na região dos Jardins, e tem muito espaço para longas caminhadas.

Você pode alugar uma bike no lugar e dar um passeio pelo parque inteiro. Aconselhamos isso, já que são mais de 1,5 milhão de metros quadrados de área! Um lago ao centro, com patos, dá o charme ao espaço e promove um bom clima para passeios.

Quadras de futebol, vôlei, e basquete são disputadas dentro do parque, mas sempre há espaço para uma partida se você conversar com o pessoal! Visite a Marquise do Ibirapuera também, onde skatistas, patinadores e dançarinos de rua se encontram num amplo salão pavimentado.

Além dessas atrações para se jogar no parque, há espaços culturais lindos por lá. O Auditório Ibirapuera, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, recebe concertos e shows. O Museu Afro Brasil reúne acervos grandes que contam a história da raça negra no país e no mundo.

O prédio da Bienal do Ibirapuera recebe as exposições de arte, moda, literatura e outras áreas da cultura, anualmente, num amplo salão de arquitetura moderna.

O Museu de Arte Moderna (MAM), de espaço modesto, funciona ao lado do prédio da Bienal, e concentra exposições contemporâneas. Vá cedo, pois o lugar lota!

Avenida Paulista

Ontem, avenida dos barões do café, hoje, o espaço de múltiplos negócios e culturas. A Avenida Paulista sempre carrega uma elegância e status de ser a mais importante do Brasil. Ali são feitos grandes atos públicos, que são mirados por holofotes da imprensa mundial.

Movimentos à parte, o local é um passeio a céu aberto, muito agradável e com opções de ‘comes e bebes’ dos dois lados da avenida. Saia da estação Consolação de metrô, e caminhe sentido à estação Brigadeiro. No passeio, você vai passar pelo Conjunto Nacional, Rua Augusta, Museu de Arte de São Paulo (MASP), e outros pontos turísticos.

MASP

O Museu de Arte de São Paulo é o maior vão livre construído na cidade. As quatro colunas vermelhas mais famosas da capital, sustentam uma construção que abriga quadros e obras de importantes artistas mundiais.

Pablo Picasso, Van Gogh, Paul Cézanne, Claude Monet, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, e Candido Portinari são alguns dos nomes do acervo fixo do MASP.

Além do espaço interno, o vão proporciona vista privilegiada para tirar boas fotos da cidade!

Centro de São Paulo

O centro de São Paulo é um roteiro para fazer em vários dias, já que proporciona inúmeras experiências turísticas. Você pode começar pelo marco zero da capital, que fica na Praça da Sé, pontuada pela catedral metropolitana, de arquitetura neogótica.

Caminhe pelas ruas Barão de Itapetininga, Direita, e vá ao Mosteiro de São Bento. Logo ao lado, veja o Viaduto Santa Ifigênia; desse ponto você vai avistar o Viaduto do Chá à sua esquerda, e o Vale do Anhangabaú ao meio.

Faça uma pausa para um café e lanche no Café Girondino, logo ao lado do Mosteiro. Desça a Ladeira Porto Geral e entre à Rua 25 de Março, a mais famosa do comércio brasileiro. Seguindo pela Rua São Bento, você vai conhecer a Praça do Patriarca e Edifício Matarazzo, onde fica a sede da Prefeitura de São Paulo.

Nesse local você vai visitar também o Viaduto do Chá, e do outro lado, já pode ver o imenso Teatro Municipal.

Teatro Municipal

Reformado e em pleno vapor, o Theatro Municipal de São Paulo é um ícone da arquitetura, música e artes cênicas do Estado. O espaço recebe atrações diárias de música, como concertos da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM), e peças musicais filarmônicas.

Além dos shows, o espaço reúne bar no subsolo e amplas salas com decoração de tirar o fôlego. Fazendo parte da Fundação que cuida do teatro, a Praça das Artes, que fica em área externa próxima, recebe concertos e shows semanais também. Vale a pena visitar ambos os lugares!

Museu do Ipiranga

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, que é mais conhecido como Museu do Ipiranga, é o local que representa o acervo sobre a independência do Brasil.

Inaugurado em 7 de setembro de 1895, data do mês em que se comemora a Independência do país, a casa possui mais de 125 mil itens nos acervos. O Museu permanece fechado para restauro desde 2013, com previsão para reabertura em 2022, mas seu parque é aberto diariamente.

O Parque da Independência tem área para a prática de esportes, caminhada e bom espaço para descanso e leitura. Além disso, o Monumento à Independência, espaço na parte baixa do parque, abriga os restos mortais da Imperatriz Leopoldina, Dom Pedro I e, da segunda esposa dele, Amélia de Leuchtenberg.

Onde comer

Mercado Municipal

O Mercado Municipal de São Paulo vai muito além de um dos lugares para comer bem na capital. O espaço é uma ótima atração turística porque concentra a história da cidade em um espaço de lazer e gastronomia.

Completamente restaurado, o Mercado Municipal é aberto diariamente para o público e tem boxes de frutas, legumes e verduras. Além de casas especializadas em cereais e outros produtos requintados.

O famoso lanche de mortadela é alvo de turistas no lugar, mas divide a mesa com sanduíches de pernil, pastéis e outros pratos. No térreo, há algumas lanchonetes muito boas, e no piso superior, você encontra mais opções de comidas, e mesas para curtir o momento.

Rua Augusta

Basta descer na estação Consolação do metrô, e lá está ela. A Rua Augusta é o pico mais badalado de jovens e pessoas que curtem um local descontraído para comer, conversar e curtir o ambiente urbano.

Nessa rua, você encontra dos dois lados, bares e restaurantes que servem quase todo o tipo de comida que você imagina. Uma opção do lugar é o Espaço Urbanoide Comida de Rua, que une vários foodtrucks com culinárias distintas, em um espaço que atravessa a Augusta e chega à Rua Frei Caneca.

Pizzaria Famiglia Mancini

Uma das mais tradicionais pizzarias de São Paulo, essa é uma das casas mais charmosas e disputadas do centro.

O restaurante fica na Rua Avanhandava, uma travessa no começo — para quem sobe vindo do centro — da Rua Augusta. Pizzas de muçarela e calabresa são tão pedidas quanto as mais elaboradas da casa.

Se você tiver que esperar na fila para entrar, há um bom jardim na entrada para tomar drinques e aguardar sua mesa!

Bar Bhrama

No esquina do encontro das avenidas Ipiranga e São João, fica o Bar Bhrama. A casa que serve o chopp de mesmo nome concentra boêmios, famílias, empresários e outros perfis de pessoas em busca de uma cerveja gelada e ambiente descontraído.

Além de servir petiscos tradicionais, como batatas fritas, e calabresa frita com cebola, o local oferece pratos com carne, frango, ensopados e massas.

Para quem quer se desestressar, o espaço é indicado, já que conta com um grande salão, ambiente tranquilo e música ao vivo. O grupo Demônios da Garoa, e outros do meio da música brasileira são frequentes no palco do bar!

Bar Estadão

Todos os lanches a qualquer hora do dia. Essa é a proposta do Bar Estadão, um dos mais conhecidos da cidade.

O carro-chefe da casa é o sanduíche de pernil no pão francês. Bife à parmegiana, feijoada, torresmo, arroz e feijão com salada, e outras especialidades fazem parte do cardápio atrativo do local, também.

Aberto 24 horas por dia, o local atende populares e turistas ávidos por um lugar com preço e qualidade convidativos!

Como chegar

No que compete à localização, São Paulo é privilegiada, pois tem dois aeroportos bem grandes. Você desembarca em Congonhas, região sul da capital, ou então em Cumbica, no município de Guarulhos.

Para ambos os casos, é só pegar um táxi, ônibus, ou carros de serviços de aplicativo, e ir sentido ao centro da cidade. No centro, sua locomoção pode ser feita quase que inteiramente pelos trens do Metrô ou da CPTM.

Para ir a alguns locais, o ônibus municipal ou serviços de transporte por aplicativo, são mais convenientes.

Se você vai à São Paulo, de ônibus, há dois grandes terminais rodoviários na cidade. O Terminal Tietê e o Barra Funda recebem praticamente todas as companhias de transporte de ônibus que viajam a partir de pontos distantes do Brasil.

O serviço ClickBus localiza em sua cidade, quais são os fretados que fazem o trajeto à capital.

Onde ficar

Listamos uma série de lugares na cidade de São Paulo, para você se hospedar. Confira:

Além de todas essas opções, entre nos sites Booking, TripAdvisor, Airbnb, para ver mais opções de hospedagens.

Veja também, no site da Prefeitura da Cidade de São Paulo, informações úteis para turistas, como telefones de serviços públicos, etc.

Para fazer um tour completo em São Paulo, você vai precisar de muitos dias pela cidade. A cada atração conhecida na cidade, você vai encontrar novos roteiros muito fáceis e bastante surpreendentes!

Gostou desse roteiro incrível com tudo para se fazer em São Paulo? Então curta o artigo e compartilhe com a gente, suas experiências por essa cidade!

Felipe Paciullo
Formado em jornalismo, é especializado em redação e produção de conteúdo para web, com foco em SEO. Suas áreas de escrita são principalmente ciclismo, gastronomia, vinhos, e saúde e bem-estar. No Experiências Brasil, somou esses conhecimentos e escreveu nas área de viagens e turismo – https://www.linkedin.com/in/felipe-paciullo/