Confira 5 destinos imperdíveis em Santa Catarina

Posted on

Montanhas, praias, cachoeiras, simpáticos vilarejos… Com todos estes cenários presentes em seu território, Santa Catarina oferece lindas paisagens à beira mar, lugares perfeitos para a prática do ecoturismo e cidades repletas de atividades culturais.

Se você quer viver experiências turísticas inesquecíveis em solo catarinense, confira a seguir 5 destinos em Santa Catarina que você não pode deixar de conhecer!

1. Praia das Laranjeiras – Balneário Camboriú

Conhecida por sua agitada vida noturna, a Praia das Laranjeiras é uma das mais famosas de Santa Catarina. Restaurantes, bares e a grande presença de turistas garantem o movimento em qualquer época do ano.

Leia também: Parque das Grutas e Cavernas de Botuverá: uma maravilha em Santa Catarina

Outra atividade que encanta os visitantes é o passeio de barco nos arredores do Balneário Camboriú, passando pela encosta que marca sua divisão — local em que a Praia das Laranjeiras está situada.

O acesso pode ser feito de carro ou pelo teleférico, muito disputado em altas temporadas devido à vista panorâmica que proporciona de toda a área da praia e seu entorno.

2. Pomerode

Pomerode fica afastada da badalação das praias de Santa Catarina. Com seu ritmo próprio e casas de alvenaria de estilo alemão, o município transmite toda a tranquilidade de uma pequena cidade europeia.

Visitar Pomerode é uma experiência cultural única por seus traços arquitetônicos que remetem ao passado, suas ruas singelas e pelo clima frio. Um detalhe interessante é que grande parte de suas atrações pode ser conhecida durante uma rápida e agradável caminhada.

Para matar a fome e conhecer os sabores do sul do Brasil, a dica é provar os lanches, as cervejas e o clássico chocolate quente nos restaurantes e padarias da cidade.

3. Vale das Águas

O Vale das Águas é formado pelas quedas d’água que fluem do Rio Chapecó. Seus cenários inspiradores são perfeitos para um passeio pelas cachoeiras e pelo rio, e suas fontes e cascatas são um prato cheio para os apaixonados pelo turismo de aventura.

A região conta ainda com capelas e construções que guardam as raízes culturais de Santa Catarina. Em São Carlos, por exemplo, o museu Casa da Memória preserva peças e registros da imigração no local, feita principalmente por alemães, holandeses e italianos.

4. Encantos do Sul

A região turística catarinense conhecida como Encantos do Sul é uma combinação de belas praias e uma atmosfera tipicamente interiorana.

O cardápio de atividades é variado, a começar por uma visita às praias de Garopaba e Imbituba, onde é possível observar as baleias-francas nas estações mais frias. O local também faz sucesso entre os amantes do ecoturismo, pois abriga o Parque Ecológico Rancho dos Bugres e o Parque Municipal Ado Cassetari Vieira.

A cidade de Laguna, uma das atrações de Encantos do Sul, é a terra natal de Anita Garibaldi, revolucionária envolvida na Revolução Farroupilha. No local há uma praça em sua homenagem, cercada de casarões históricos. O Farol de Santa Marta é outro cartão-postal importante.

5. Serra do Rio do Rastro

Com aproximadamente 15 quilômetros de extensão, a serra que liga as cidades de Bom Jardim da Serra e Lauro Müller é uma atração visual de beleza ímpar.

Aqueles que quiserem desbravar o espaço, apreciar a imponência das montanhas sinuosas e sentir a energia que emana da natureza local podem percorrer as trilhas da Serra do Rio do Rastro em caminhadas ou de bicicleta.

Gostou da ideia? Prepare-se, pois as subidas podem ser bastante íngremes, o que exige um bom condicionamento físico. Aproveite a oportunidade para conhecer também o Mirante e o Cânion Funil.

Em todas as estações do ano, visitar as belezas naturais de Santa Catarina, conhecer a vocação da região para o turismo de aventura e se apaixonar pelas cidades do interior catarinense são parte da experiência cultural riquíssima que é visitar o encantador estado do sul do Brasil.

Curtiu nossas dicas de destinos em Santa Catarina? Então compartilhe esse artigo com os amigos em suas redes sociais e embarque nesse roteiro!

Felipe Paciullo
Formado em jornalismo, é especializado em redação e produção de conteúdo para web, com foco em SEO. Suas áreas de escrita são principalmente ciclismo, gastronomia, vinhos, e saúde e bem-estar. No Experiências Brasil, somou esses conhecimentos e escreveu nas área de viagens e turismo – https://www.linkedin.com/in/felipe-paciullo/